[Iniciante] [Aula #3] Nature

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[Iniciante] [Aula #3] Nature

Mensagem  caiohu123 em Sex Nov 26, 2010 8:51 am

Nature
Aula III
creditos: caiohu123

Olá.

Nesta aula iremos falar sobre Nature, a vegetação do ambiente. Vamos lá!
Bem, existem três (3) tipos de Nature, e elas são:
Forest (Floresta)
Desert (Deserto)
Snow (Neve)
Antes de tudo vamos entender como funciona, os três fatores que você deverá levar em conta: Realismo - Jogabilidade - Estética
Começaremos com a mais comum, Forest. Este tipo de vegetação deve ser bem randomizada, além disso usaremos mais arbustos doque árvores, falaremos sobre isso jajá. E não esqueça, sempre de olho no Mini-Map! Essa aula funcionará de uma maneira bem simples, explicarei passo a passo em um tipo de lista, e as imagens vem logo abaixo para você acompanhar. Run to the hills!



Forest
Bem, como ja disse esse tipo de vegetação é bem randomizada, tem que tomar cuidado e ter muita paciência na hora de mappear. E lembre, sempre há mais arbustos doque árvores, mas tio Cardi, isso esta errado, floresta tem muito mais árvores doque arbusto! Não amigo, agora você esta no mundo de Tibia.
A questão da nature em si, é muito mais estética do que realismo. Ao meu ver, para um simples bosque tibiano, o correto seria como está acima, não diria correto, porém coerente. Você nunca deve se dominar pelo "realismo" quando se mappeia, você deve levar em conta sim, mas não sempre, até porque, se fosse o realismo, não existiria magia no Tibia, né galerinha.

Começe sempre pelos arbustos, eles tem que estar bem randomizados (iDs: 2767, 2768)
Agora sim vamos colocar algumas árvores, coloque entre os arbustos, trace um caminho imaginário, aonde o player possa andar e/ou caçar com tranquilidade, lembra da geografia? (iDs: 2700, 2701, 2702, 2703...)
Agora vamos entrar no detalhes, coloque algumas pedras, deixe elas espalhadas, porém concentradas em um único ponto. (iDs: 3648, 3649, 3650, 3651...)
Ainda não acabou, vamos colocar os sagrados túfos de grama, como os arbustos deixe eles randomizados mas concentrados em uma linha, um ponto. (iDs: 6216, 6217, 6218, 6219)



E agora, último passo, que é também muito importante quando a gente fala de pequenos detalhes, é a randomização dos grounds! E também, pelo contrário do que a maioria pensa, a randomização pode ser coerente sim, com solos desgastos onde se anda muito, gramas mais verdes em campos, e por aí vai.
Ta aí, tunfos de grama e uma randomização do solo, muito melhor né?




Desert
Agora vamos falar sobre Desert, é a mais simples e curta de todas, o motivo é que a nature se consiste basicamente em cactos, pedras, e alguns coqueiros entre outros detalhes. Vamos lá?
Como eu disse é bem simples, seguiremos 4 passos:
Coloque o ground. (iDs: 231)
Coloque um Cacto (iDs: 2727, 2733, 2734, 2735.)
Em volta, coloque tufos de grama, bem randomizado. (iDs: 6216, 6217, 6218, 6219)
Enfeite com Dunas, algumas Pedras, um Esqueleto, oque você achar melhor.



Geografia
A geografia desse terreno obviamente é diferente das outras, ela não é densa como florestas, a vegetação é bem espalhada e randomizada pelo espaço, repare:


Verde: Vegetação
Cinza: Montanha
Preto: Lago de Piche

Podemos também fazer uma área mais "morta", com esqueletos e lagos de piche.
se quiser aprender fazer o lago de pixe que é bem facil, você poderá baixar o mapa.
Lago de Piche (ID: 708)
Tufos de Grama Seca (IDs: 10736. 10737, 10738, 10739)





Snow
Vamos para Snow, a vegetação de consiste em árvores e pedras, as árvores em si é facil de pegar, mas o resto dos detalhes ja é meio complicado, mas no geral é muito simples. Vamos lá?

Coloque o Ground (iDs: 670)
Coloque umas 2 (duas) árvores separadas. (iDs: 2697, 2698, 7020, 7021, 7022, 7023, 7024.)
Agora as pedras, neste tipo de vegetação teremos várias pedras grandes, então para começar coloque uma grande, e coloque algumas bem randomizadas em volta.
Coloque alguns flocos de neve em volta, randomizados, e alguns discretos nas árvores.(iDs: 6715, 6716, 6717, 6718)
Agora vamos detalhar, coloque a randomização dos grounds, flocos de gelo, etc...




Segue abaixo mais alguns modelos que podem ser seguidos.



Tarefa/Exercícios
1. Primeiro pratique todos os tipos de vegetação em seu MapEditor.
2. Agora crie uma vegetação do tipo Forest, use apenas os items da seguinte lista:

caiohu123
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