Criando um Website para OT Xml Parte 1

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Criando um Website para OT Xml Parte 1

Mensagem  rafaellm em Sex Nov 26, 2010 10:47 am

Introdução
Estava observando que em 99,9 % dos casos de sites, a maioria apenas troca de layout. Pois hoje ensinarei a criar um website simples em PHP na garra!



Requerimentos

* Conheçimento básico de HTML
* Um pouco de lógica, para saber o que é possível e o que não é dentro do PHP
* Dedicação
* Editor de textos (Bloco de notas, notepad++, entre outros)

Lógica estruturada

Primeiramente, antes de entrar em qualquer linguagem, vamos planejar como o site será.



Formulário para account, senha, nome do char, vocação, sexo

1. Inclur arquivo de configuração do site
2. Pegar dados informados
3. Verificar caso campos em branco
4. Verificar se a account é numérica
5. Verificar o número de dígitos da account e da senha
6. Verificar se não foi usado caracteres especiais (*, /, \, !, @, #, $, %, entre outros)
7. Verificar se a account existe
8. Verificar se o char existe
9. Criar a conta com os dados informados

Arquivo de configuração do site

1. Configuração de diretório do servidor
2. Configurar nome do servidor
3. Configurar life, mana, level, skills, entre outros dos jogadores a serem criados

Rápida explicação:



Para entender o que iremos fazer em PHP é fácil vamos trabalhar com isso no código:

1. Variavel - Toda variável no PHP é seguida de um $ (ex: $variavel)
2. Condições - A sintaxe das condições no PHP é: if(condição) { // executar algo }
3. Inicialização de código - No PHP indicamos o início de um código pelas "tags": <?php e no final por ?>
4. Comentários - No PHP indicamos um comentário simples por // texto livre ou um comentário multi-linha por /* texto simples */

Usaremos algumas funções nativas do PHP, são elas:

1. file_exists('dir/arquivo.xml') - Função que checa se um arquivo existe
2. fopen('dir/arquivo.xml', 'w') - Função para abrir/criar arquivos, nesse caso usamos "w" então criaremos um arquivo.
3. fwrite('texto', 'dir/arquivo.xml') - Função para escrevermos num arquivo
4. fclose('dir/arquivo.xml') - Função para fechar um arquivo
5. is_numeric($variavel) - Função para verificar se algo é numérico
6. IsSet($variavel) - Função para verificar se algo foi setado ou mesmo usado
7. echo - Função para imprimir uma mensagem na tela
8. strlen - Função para verificar o número de caracteres de uma palavra (string)

Mãos na massa!

Primeiramente, criemos uma variável e damos a ela um valor de um diretório, o diretório da pasta data:
Código PHP:
$dir = "C:/otserv/data"; // não coloque o "/" no final
Azul: Variável do php.
Vermelho: Diretório do seu otserv.
Laranja: Comentário. (neste caso apenas realçando q não se deve colocar "/" após o caminho do diretório.

Agora, vamos fazer um formulário em HTML, irei fazer um bem simples para o fácil entendimento:

Código:


<form method="post">
Account <br />
<input type="text" name="account" /> <br />
Password <br />
<input type="text" name="password" /> <br />
Nome <br />
<input type="text" name="nick" /> <br />
Sexo <br />
<select name="sex">
<option value="0">Feminino</option>
<option value="1">Masculino</option>
</select> <br />
Vocação <br />
<select name="voc">
<option value="1">Sorcerer</option>
<option value="2">Druid</option>
<option value="3">Paladin</option>
<option value="4">Knight</option>
</select> <br />
<input type="submit" name="make" value="Criar" /> <br />
</form>

Vejamos agora o texto em negrito:

Podemos observar que demos nomes para os campos para texto e botões, podemos dar o nome disso de identificação. Usaremos isso para saber quais valores correspondem a tais lugares. Pois sem isso, como saberíamos os dados informados?

Observe que usamos o método (method) post para pegar os dados, que no PHP é "chamado" por $_POST['campo'];

Vejamos como pegamos a account, senha, nome, e dados do player com POST:
Código PHP:
$account = $_POST['account'];
$password = $_POST['password'];
$name = $_POST['nick'];
$sex = $_POST['sex'];
$voc = $_POST['voc'];
Azul: Novamente as variáveis.
Vermelho: Dados q irão ser pegos do formulário.



Depois de tudo pronto, está na hora de por a mão na massa começando a fazer as condições de criação. Primeiramente vamos ver quais faremos:

1. Caso a account não seja numérica, exibir mensagem de erro.
2. Caso a account senha maior ou menor que 7, exibir mensagem de erro.
3. Caso a senha seja maior que 20 ou menor que 3, exibir mensagem de erro.
4. Caso o nome não ser letras, exibir mensagem de erro.
5. Caso a account exista.
6. Caso o char exista.

1) Caso a account não seja numérica, exibir mensagem de erro:
Código PHP:
if(!is_numeric($account)) {
echo "Account não numérica";
}
Verde: Condição.
Azul: Em que dados ele irá verificar. (Neste caso $account >>ele irá verificar a conta q foi digitada no formulário.
Vermelho: Mensagem q será exibida caso a conta não seje numérica.
Use a legenda acima para os demais codes q eu irei postar ai embaixo.Não será difícil entender, basta ir pela lógica.

2) Caso a account senha maior ou menor que 7, exibir mensagem de erro
Código PHP:
if(strlen($account) != 7) {
echo "Account deve conter 7 números";
}
3) Caso a senha seja maior que 20 ou menor que 3, exibir mensagem de erro
Código PHP:
if(strlen($password) > 20 or strlen($password) < 3) {
echo "Senha deve ser entre 3 a 20 dígitos";
}
4) Caso a account exista
Código PHP:
if(file_exists("$dir/accounts/$account.xml") {
echo "A account já existe em nosso banco de dados";
}
5) Caso o char exista
Código PHP:
if(file_exists("$dir/players/$name.xml") {
echo "O jogador já existe em nosso banco de dados";
}

rafaellm
Membro
Membro

Mensagens : 23
Data de inscrição : 26/11/2010
Idade : 27
Localização : Braganca-Paulista

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum