[Aula 2] Lógica da Programação

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[Aula 2] Lógica da Programação

Mensagem  caiohu123 em Sex Nov 26, 2010 5:51 pm

Lógica da Programação
Aula 2

O que é a Lógica da Programação?
Bem, tudo o que é escrito em alguma linguagem de programação deve seguir uma lógica para poder funcionar. Vamos pegar um exemplo simples e curto: Um script de SD. (Sudden Death Rune)

Quando o script de SD for chamado (Alguém usou a SD), ela segue passos básicos, que é basicamente a execução dela. Primeiro o script vai verificar se quem usou a SD possui nível, magic level, etc... suficiente para poder usar a SD. Se não possuir opa! Ela vai enviar uma mensagem de erro ao jogador, um efeito de fumaça e vai encerrar a execução. Caso contrário: se for um jogador com todos os requerimentos básicos para usar uma SD, então o script vai verificar se o alvo é um Player ou Monstro. Se não for vai enviar uma mensagem de erro, efeito, e vai parar de executar. Se for um monstro ou player, então o script fará um efeito da SD atingindo o alvo, toda aquela piromancia louca, e então vai tirar o devido dano do jogador.

Um pouco cansativo de ler tudo isso, mas observe o exemplo abaixo:
Código:
Quando uma SD for usada, então faça:
Verifique se o jogador que usou a SD possui nível igual ou maior que 45, e se possui nível mágico maior ou igual a 15. Se possuir, faça:
Se o alvo da SD for um Monstro ou Jogador, então faça:
Calcule o dano que causará ao alvo.
Remova uma carga da SD.
Execute o efeito de SD.
Calcule o dano que causará ao alvo e execute-o no alvo, tirando a vida dele ou mana, no caso de o alvo estiver usando o Magic Shield (Utamo Vita).
Mas se o alvo da SD não for um Monstro ou Jogador, então faça:
Envie uma mensagem de erro ao jogador.
Envie um efeito de fumaça na posição do jogador.
Aqui termina a verificação se o alvo da SD é um Monstro ou Jogador, ou nenhum dos dois.
Mas se o jogador não possuir estes requerimentos, então faça:
Envie uma mensagem de erro ao jogador.
Envie um efeito de fumaça na posição do jogador.
Aqui termina a verificação se o jogador possui ou não os requerimentos.
Aqui termina a execução da SD.
Agora, depois deste algoritmo, talvez tenha ficado mais claro como os programas de computador funcionam. Tudo não passa de um processo lógico, onde a linguagem de programação só serve como uma "máscara" para que o programador escreva o código seguindo esta lógica, por isso é ultra importante saber a lógica da programação antes de começar a programar.

O que é um Algoritmo?
O "código" que eu escrevi acima (Dentro da caixa de texto) representando o uso da SD foi um algoritmo.

Os algoritmos são formas de representar a lógica seguida pelo programa. São passos que o programa segue para atingir determinado objetivo ou em outras palavras, completar uma tarefa (No caso da SD, matar ou não o alvo, ou enviar uma mensagem de erro).

Um exemplo de algoritmo são as operações matemáticas, como somar, dividir, multiplicar, subtrair... Quando você soma 2 mais 2, você está executando um algoritmo para ele atingir o objetivo (O resultado!!), que é 4. Um programa ou script é basicamente a escrita dos algoritmos em uma linguagem de programação que é executada pelo computador de forma lógica.

Alguns exemplos de algoritmos para representar ações da vida real:
Tomar Banho:
Código:
Ir ao banheiro
Tentar ligar o registro
Verificar se o chuveiro ligou, se ligou então faça:
Se molhe
Se ensaboe
Se lave
Se enxague
Desligue o registro
Se enchugue
Verificar se tem vontade de colocar uma roupa, se tiver, então faça:
Coloque uma roupa
Mas se não tiver vontade de colocar uma roupa, então faça:
Saia pelado pela rua gritando: "Preciso de um penico!!"
Finalize a verificação se tem vontade de colocar uma roupa ou não
Mas se o chuveiro não ligar, então faça:
Chame um técnico e arrume o problema
Finalize a verificação se o chuveiro funciona ou não
Finalize a execução do banho
Comer Pizza:
Código:
Convidar os amigos e amigas
Ir até a pizzaria
Se houver uma menina (Ou menino) no grupo que esteja a fim de você e você não esteja a fim dela ou dele, então faça:
Peça pizza de alho, cebola e atum
Mas se houver uma menina (Ou menino) no grupo que esteja a fim de você e você esteja a fim dela ou dele, então faça:
Lamente-se por não ter ido a um cinema
Mas se não houver ninguém a fim de você, então faça:
Peça qualquer pizza
Finalize a verificação se há ou não uma menina (Ou menino) no grupo que esteja a fim de você e você esteja ou não a fim dela ou dele
Peça uma coca cola
Diga ao garçom que prefere gelada
(Ciclo) Enquanto não for a hora de pagar a conta, faça:
Coma a pizza
Peide
Diga que foi mal
Tome um gole da coca
Arrote
Diga que é natural
Finalize se for a hora de pagar a conta ou volte ao começo do ciclo se ainda não for
Se você tiver dinheiro suficiente, então faça:
Diga aos seus amigos que não tem dinheiro e pague só metade
Mas se você não tiver dinheiro, então faça:
Diga aos seus amigos que não tem dinheiro e corra para não apanhar
Finalize a verificação se você tem dinheiro ou não
Vá embora
Finalize a execução de comer pizza
Esta aula foi curta pois eu prefiro lhes ensinar as estruturas lógicas conforme ensino as mesmas em Lua, assim trabalhando a lógica e Lua ao mesmo tempo. Primeiro ensino como funciona a estrutura na Lógica e depois ensino como aplicar em Lua.

Exercícios-Tarefa:
1. Monte o algoritmo de um script de "Shovel (Pá)".
2. Monte o algoritmo de um script de "Pedra que troca sexo".
3. Monte o algoritmo de "Ir ao cinema".


Respostas:
Só abra depois de ter tentado resolver os exercícios!

exercicio 1:

Código:
Verifique se o alvo da pá é um buraco que pode ser aberto, se for, então faça:
Verifique se o buraco está aberto, se não estiver, então faça:
Transforme o ID do buraco fechado para o ID de um buraco aberto
Mas se o buraco estiver aberto, então faça:
Envie uma mensagem de erro ao jogador dizendo: "This hole is already opened."
Envie um efeito de fumaça na posição do jogador
Finalize a verificação se o buraco está aberto
Mas se não for, então faça:
Envie uma mensagem de erro ao jogador dizendo: "Sorry, this is not possible."
Envie um efeito de fumaça na posição do jogador
Finalize a verificação se é ou não um buraco que pode ser aberto

exercicio 2

Código:
Verifique se quem clicou na pedra é um jogador, se for, então faça:
Verifique se o jogador é mulher, se for, então faça:
Transforme o sexo dele em homem
Execute um efeito de magia azul na posição do jogador
Envie uma mensagem ao jogador afirmando que o sexo dele foi trocado
Mas se o jogador é homem, então faça:
Transforme o sexo dele em mulher
Execute um efeito de magia azul na posição do jogador
Envie uma mensagem ao jogador afirmando que o sexo dele foi trocado
Finalize a verificação se o jogador é mulher ou homem
Finalize a verificação se quem clicou na pedra é um jogador

exercicio 3:

Código:
Se arrume
Tome banho
Dirija seu carro até o cinema
Pague o ingresso
Assista o filme
Volte para casa

creditos: caiohu123




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